sexta-feira, 23 de julho de 2010

Oficina gratuita ensina crianças a cuidar melhor dos livros.

Atividade fez parte das comemorações de aniversário do Museu de Gravataí.


A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), promoveu nesta quarta-feira (21/07) a oficina 'Memória e Cidadania', voltada para a restauração e conservação de livros. As aulas foram ministradas a estudantes da quinta série do Ensino Fundamental, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A atividade fez parte da celebração do aniversário do Museu Municipal Agostinho Martha.

Idealizadora da oficina, a professora Sílvia Maria Jansson Breitsameter explicou que a oficina é importante para que as crianças aprendam como manusear os livros, além de se apropriarem das noções básicas de restauração. “Existe uma mística em torno da restauração, como se fosse algo que poucos sabem fazer, o que não é verdade”, afirmou ela. A professora também explicou que esta atividade deve ser o último recurso e que o mais importante é a conservação dos livros
A professora disse ter se sentido positivamente surpresa quando foi convidada a apresentar seu projeto em Gravataí . “A Prefeitura dizer 'sim' para esse trabalho que já desenvolvemos em Porto Alegre, é fantástico. Foi uma grande iniciativa da administração municipal”, assinalou.

Participaram da oficina os alunos de quinta série, turma 251, e a professora Nadir Bernardes da Sílva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ladislau de Oliveira Nunes. As aulas ocorreram na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato em dois turnos: pela manhã, das 9h ao meio-dia e, à tarde, das 14h às 17h.

O Museu Municipal Agostinho Martha completa 36 anos de existência no dia 30 de julho. As iniciativas para festejar o aniversário visam promover a reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio público.

Confira a programação da festividade, esta e outras reportagens no site da Prefeitura de Gravataí.
http://www.gravatai.rs.gov.br/noticias/noticias1.php?id=142653

Nenhum comentário:

Postar um comentário