segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oficina de Restauro Livro e Arte e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

A Oficina de Restauro Livro e Arte firmou parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Assim, a partir desta quarta-feira, dia 29 de setembro, estaremos começando mais um grupo de restauradores voluntários, que desenvolverá suas atividades nas dependências daquele Instituto, com o intuito de conservar, restaurar e salvaguardar suas obras de valor histórico inestimável.
A Oficina já trabalha em parceria com o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul desde Agosto de 2007, desenvolvendo serviços de conserservação-restauração do acervo da Instituição também de forma gratuita. A Oficina restaurou obras como Códice de entrada de imigrantes Italianos no Brasil, de 1875; Cartas da família imperial, transcritas por Paulo da Gama, de 1808; Documentação de catequização dos índios no Rio Grande do Sul, de 1840, entre outros.
É com satisfação que os colaboradores da Oficina de Restauro Livro e Arte recebem este novo desafio de atender ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

4 comentários:

  1. Sílva querida!
    Aqui é a Dani de Canoas. Passei para dizer que adorei o blog e que me sinto realizada em ver o sucesso que o trabalho de vocês tem feito! Mesmo como testemunha agora distante, ainda me sinto parte desse universo incrível que tu me apresentaste. Um grande beijo!
    p.s: amei a tal "Costura Cópta"!!! Quero livros assim!

    ResponderExcluir
  2. Dania amada... são lindas as tuas palavras, é essa força e carinho que motivam nosso trabalho.
    Muito obrigada mesmo.
    Beijinhos
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Cara Profa. Silvia.

    Pode postar algo sobre a COSTURA CÓPTA, fiquei curioso.

    Grato.
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Os coptas têm fortes raízes no deserto egípcio e foram um dos primeiros povos a abraçar o cristianismo, logo a partir do séc. I. Foram os inventores da vida monástica, no séc. III, e desenvolveram uma forma de encadernação para seus códices que acabou influenciando a própria história do livro.
    A costura copta é bonita, forte e flexível e se adapta muito bem a materiais modernos.
    http://www.letraseformas.com.br

    Em nossa postagem de 12 de julho de 2010 você encontrará uma foto com dois livros encadernados em costura copta.

    Abraço
    Sílvia

    ResponderExcluir