terça-feira, 27 de setembro de 2011

III Encontro de Genealogia Alemã

Convidada pela Grupo de Pesquisadores em Genealogia Alemã, a conservadora-restauradora de papéis e diretora da Oficina de Restauro Livro e Arte, Silvia Maria Jansson Breitsameter, ministrou uma palestra durante o encontro do grupo, que aconteceu neste sábado (24), na cidade de Dois Irmãos - RS.
Falando sobre conservação de acervos, uma das grandes preocupações do grupo - que estudo a imigração alemã no Estado e busca garantir a manutenção de documentos antigos e obras raras - Silvia passou à platéia, sempre muito atenta, conceitos básicos para se cuidar bem de documentos, livros e moedas antigas.
"Manusear sempre com as mãos limpas os livros, para evitar passar a eles a gordura natural dos dedos, é muito importante", explicou a restauradora, que ainda deu dicas para se afastar cupins e outros insetos das obras. "A terebentina é um ótimo produto para afastar cupins dos armários em madeira, onde guardamos as obras. É só passar por todo o armário e secar bem", ensinou.
"E na questão das moedas, basta limpá-las bem com um pincel e guardá-las numa embalagem plástica. Não é preciso esfregar ou limpar com químicos, pois os sinais de autenticidade (pátina) delas precisam ficar intactos", explicou.
Muito elogiada após a palestra por sua energia e amor pelo assunto que ensina, Silvia agradeceu o convite ao Sr. Nélio J. Schmidt, Coordenador do Encontro.
Por Amanda J Breitsameter
Jornalista