quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cinzelamento de corte

Trabalho artístico realizado por nossa querida aluna Juliana Dischke, cinzelamento do corte do livro O NOME DA ROSA - Umberto Eco.


CURSO REGULAR DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO

CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS COM SUPORTE EM PAPEL, COURO E PERGAMINHO
NÍVEL 1 - Básico de documentos e livros
Conservação-restauração de documentos - 8 aulas (32 h/a)
Breve história do papel, fatores de degradação do papel, o que é pH e como verificar a acidez do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar, o que é conservação preventiva e conservação curativa, higienização de acervo documental, análise e identificação de pigmentos da escrita e seus problemas, manchas mais frequentes e soluções adequadas, enxertos e obturações, reestruturação e planificação de documentos, pasta para armazenamento, código de ética do conservador-restaurador.
Conservação-restauração de Jornais - 2 aulas (8 h/a)Identificação dos fatores de degradação dos jornais, enxertos e reforço de suporte, alcalinização, reestruturação e planificação de jornais.
Conservação-restauração de livros - 20 aulas (80 h/a)
Breve história da encadernação, fatores de degradação do livro, principais papéis e revestimentos empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, o que é encadernação em brochura e encadernação de capa dura, pequenos reparos, solução de problemas e pequenos reparos de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas. Como encadernar apostilas e recuperar livros infantis e revistas. Higienização de livros e cuidados necessários a uma biblioteca.Para saber mais, entre na aba CURSO REGULAR deste blog.

Reconstituição de suporte e capa pictórica de gravura

Gravura em papel, suporte acidificado, perda de partes do suporte com perda de pigmento, dobras com quebra de fibra e perda de pigmento nas dobras.
Inicialmente foi feita a higienização da obra frente e verso, posterior alcalinização, reconstituição das partes faltantes do suporte, reintegração pictórica da obra e por ultimo foi posta uma capa protetora em todo o conjunto.